sexta-feira, 3 de julho de 2020

A pandemia começa no prato


O coronavírus surgiu na China, mas a próxima pandemia pode ter origem no Brasil. O desmatamento da Amazônia para abertura de pasto e plantações de soja para criação de ração animal vai colocar o homem em contato com novos microrganismos contra os quais não temos anticorpos.

Isso não sou eu quem está dizendo, é resultado de uma simulação financiada pelo Fórum Econômico Mundial e pelo Instituto Bill & Molina Gates com participação de cientistas e políticos de diversos países.

Essa simulação, conhecida como Evento 201, foi feita em outubro do ano passado e tinha como objetivo traçar um protocolo de operação de enfrentamento a um contágio em nível global.

Acabo de ver que a China identificou nos porcos uma nova gripe com potencial pandêmico. Não é mais questão de se, é uma questão de quando passaremos por isso outra vez.

Agora vem a pergunta: o que isso tem a ver com seu prato? Nosso apetite por carne criou um sistema produtivo doente, fonte dos maiores problemas que a humanidade está enfrentando.

Gripe suína, gripe aviária, vaca louca, por mais que depois mudem os nomes para desassociar as doenças ao consumo de proteína animal, está no nosso hábito alimentar a origem não apenas do aquecimento global, mas das pandemias. Nosso almoço vai destruir o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário