segunda-feira, 15 de junho de 2020

Face App

A democracia é um ideal que precisa ser defendido constantemente, ela nunca estará suficientemente sólida ao ponto não nos preocuparmos com seu derretimento. Hoje, por exemplo, o Brasil tem um governo que está preparando a cama para um golpe militar, uma aspiração do presidente que nunca foi escondida.

Agora imaginem o que um regime totalitário seria capaz de fazer se tivesse acesso à tecnologia de reconhecimento facial? Yuval Harari fala disso em Homo Deus, conjecturando como seria se a União Soviética tivesse acesso à ferramentas de controle e vigilância que começam a ser disponibilizadas. Um sistema praticamente impossível de ser derrubado, uma distopia real à la 1984.

A tecnologia está aí, e a única forma de nos defender é questionando seus usos através da arte, filosofia e ciências humanas, áreas de conhecimento naturalmente questionadoras e que sempre são atacadas pelas ditaduras.

Nem países com instituições democráticas fortes, como os Estados Unidos, estão livres disso. Reconhecimento facial está sendo usado para identificar manifestantes do Black Lives Matter.

Enquanto isso, aqui no Brasil, tem muito comunistas trocando de gênero no Face App, ajudando a gestar essa que vai ser nossa ruína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário