sábado, 26 de outubro de 2019

Bolsonaro e o miojo

Um amigo está querendo mudar seus hábitos alimentares e me pediu ajuda. Desde então, temos realizado encontros semanais na minha casa para cozinhar.

Não sou especialista, mas preparo praticamente todas minhas refeições. Minha dieta é totalmente baseada nas recomendações do Guia Alimentar Para a População Brasileira, uma das publicações mais avançadas do mundo no quesito orientações alimentares à uma população.

Demorou alguns anos para ficar pronto porque contou com ampla participação popular, de entidades ligadas à nutrição, consultas públicas em todos os estados da federação, consulta on-line e amplo debate. O resultado é incrível, e uma das dicas é ensinar os outros a cozinhar, coisa que tenho feito.

Além das questões nutricionais, o Guia também tem preocupação em incentivar o consumo de alimentos socioambientalmente responsáveis e que contribuam com a distribuição de renda e defesa do patrimônio cultural do país. Basicamente, são quatro dicas:

- Fazer dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação, preferencialmente agroecológicos ou oriundos da agricultura familiar;

- Utilizar em pequenas quantidades os ingredientes culinários para temperar a comida, como o sal, açúcar, óleos e gorduras;

- Limitar o uso dos processados, utilizá-los apenas como complemento das receitas; e

- Evitar, sempre que possível, os ultraprocessados.

O Guia foi criado para pautar não apenas o consumo individual e familiar, mas também como orientação para profissionais de saúde, instituições e para criação de políticas públicas. Vai além das escolhas individuais, algumas mudanças no ambiente são necessárias e incentiva a participação popular para pressionar o governo na criação de políticas que promovam a alimentação saudável.


A obesidade é um problema sério no Brasil, com mais da metade da população com sobrepeso. São crescentes números de doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas, tanto em adultos quanto em crianças. Desta forma, é papel do governo incentivar práticas que melhorem a alimentação do brasileiro.

Quando o presidente se recusa a participar de um banquete oferecido pelo imperador do Japão, para não ter que experimentar a culinária local, e posta uma foto fazendo um miojo, ele não está violentando apenas a cultura do país onde está hospedado, mas também passando uma mensagem extremamente negativa ao seu povo que atualmente enfrenta sérios problemas de saúde.

Vocês não fazem ideia da minha indignação. A gente aqui, no cotidiano, no miudinho, tentando transformar esse país num lugar um pouquinho melhor, ver uma cena dessa é extremamente desanimador. Mas esses canalhas não vão me deixar doente, não vão me enfraquecer. Domingo tem feira, e macarrão caseiro com molho pesto e molho de cogumelos.

Avante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário