sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Como são feitos os alimentos ultraprocessados?


Costumo ler os rótulos dos alimentos ultraprocessados para ver quantas substâncias com nomes esquisito eles possuem. Tenho curiosidade em saber o que são essas substâncias, quais suas funções no produto e como são produzidas.

Infelizmente, acessar essas informações não é fácil e sempre me levam para um lugar cada vez mais obscuro. Um exemplo:

Apesar de não constar no rótulo, sei que as cervejas populares, como a Brahma, são feitas com HFCS (hight fructose corn syrup - xarope de milho). Mas como esse xarope é feito?

Descobri que é através da hidrólise enzimática de amido, assim como a maltodextrina, mas não achei no Youtube nenhum vídeo que mostra uma máquina industrial realizando esse processo. Também não sei como conseguem a amilase utilizada como reagente, que é uma enzima encontrada na saliva e no pâncreas de mamíferos, mas que também pode ser adquirida através de alguns fungos.

As dúvidas são muitas: pâncreas de animais ainda são utilizados para produção de amilase? Se sim, como? Os pâncreas são vendidos pelos abatedouros para uma fábrica, batidos num liquidificador enorme e misturado com outras substâncias para deles serem extraídas esta enzima? Então produtos feitos com xarope de milho podem não ser veganos, já que foram elaborados com as entranhas de um animal?

O emprego de vísceras pela indústria farmacêutica, cosmética e alimentar não é mais tão comum, já que fungos são capazes de uma produção muito maior e mais eficiente, mas ainda é utilizado e gostaria de saber mais sobre o uso desta matéria-prima.

São milhares de ingredientes sintéticos disponíveis e só tenho dúvidas sobre eles. Propositadamente, a gente não faz a menor ideia do que está comendo. 

Para tentar entender um pouco tudo isso, comprei o livro base do curso de engenharia de alimentos. São quase mil páginas numa linguagem complicada (uma pena não ter prestado atenção às aulas de química), mas espero conseguir compreender melhor como os alimentos são feitos.

Se tivesse recursos, desenvolveria uma pesquisa para escrever um livro simples sobre tudo isso, listando as principais substâncias utilizadas na indústria alimentícia, suas funções e como são produzidas, além de mostrar como os ultraprocessados são fabricados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário