terça-feira, 28 de junho de 2022

Ratanabá

Assisti um trecho da entrevista do ator Sandro Rocha, famoso por Tropa de Elite, na qual ele fala da cidade subterrânea de Ratanabá (uma civilização que teria habitado a Amazônia há milhões de anos) e lembrei na hora do Sr. Buckley, motorista que buscou Carl Sagan no aeroporto certa vez. A história é contada no livro O Mundo Assombrado Pelos Demônios, que é uma das publicações mais importantes para mim.

O Sr. Buckley ficou feliz ao ver que seu passageiro era um cientista famoso e resolveu conversar sobre ‘ciência’: alienígenas presos pelo governo estadunidense, máquinas que conversam com os mortos, o poder de cura dos cristais e Atlântida, cidade extremamente avançada que também teria submergido após um cataclisma geológico. O que Sandro Rocha e o Sr. Buckley têm em comum, além de acreditar em sociedades altamente desenvolvidas que nunca existiram? Ambos são curiosos e querem descobrir os mistérios do universo, condições necessárias para se fazerem cientistas.


Sagan tenta entender em que ponto a sociedade errou e deixou essas pessoas se perderem nas bobagens das pseudociências. Sem focar em questões individuais, esse é um problema que precisa ser tratado de forma coletiva.

A sociedade está permitindo que teorias da conspiração sejam espalhadas pelos seus canais, trazendo confusão às pessoas que acabam não aprendendo a distinguir a ciência verdadeira de sua imitação barata.

Sagan também alerta para o desmonte das instituições científicas públicas e de como isso pode servir de base para ideias extremistas. Parece que ele estava escrevendo sobre o Brasil de hoje, e naquela época nem existiam os tios da zap.

Rocha e Buckley representam milhões de pessoas, e é urgente resgatá-los da escuridão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário