terça-feira, 26 de abril de 2022

Com o que estamos alimentando nossos filhos?

O barco da Nestlé que vendia ultraprocessados para comunidades ribeirinhas da Amazônia foi o início de uma epidemia de obesidade e doenças crônicas para a população local, que começou a substituir uma alimentação natural por porcarias.

Com investimento bilionário em marketing, famílias acreditavam que estavam dando o que existia de melhor em nutrição para seus filhos, mas era exatamente o contrário.

O mercado flutuante era colorido e cheio de guloseimas, como a casa da bruxa de João e Maria, e atraía as pessoas como um ponto de entretenimento.

Ele não navega mais pelos rios amazônicos, a Nestlé aperfeiçoou suas técnicas logísticas e hoje emprega revendedoras locais e aumentou sua rede de distribuição para pequenos comércios, facilitando ainda mais o acesso aos ultraprocessados.

No documentário da BBC 'Com o que estamos alimentando nossos filhos?', além de mostrar o barco, o médico Chris van Telluken fica um mês se alimentando de uma dieta com 80% das calorias oriundas de industrializados, com acompanhamento médico mostrando o resultado no seu corpo, uma releitura do que Morgan Spurlock fez em 'Super Size Me'.

 
Um documentário brasileiro que aborda o mesmo tema é o 'Muito Além do Peso', que também mostra o barco da Nestlé. Excelente filme, link nos comentários.

Uma coisa bacana no filme da BBC é ver que a classificação de alimentos criada no Brasil se espalhou para o resto do mundo, nos colocando na vanguarda desse tipo de discussão, mas ainda estamos muito aquém do que deve ser feito em termos de política pública para alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário