terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Bar do Zé Goleiro

Bar do Zé Goleiro
O Bar do Zé Goleiro fica literalmente no meio de um imenso canavial, Fazenda Boa Vista, com acesso através de uma estrada de terra distante quase 12 quilômetros da rodovia. Trinta minutos de carro, chão esburacado e com pedras em muitos trechos que requerem direção cuidadosa, já que não há sinal de celular, ou seja, ninguém gostaria de enfrentar um problema mecânico nestas situações. Confesso que não confiei no GPS e fiquei com vontade de dar meia volta, mas a viagem valeu muito a pena, certamente um dos melhores e mais inusitados bares que visitei.

A casa é centenária, surgiu como armazém para atender colonos, em sua maioria italianos, que chegavam à região no Século XIX para cuidar das plantações de café em substituição à mão-de-obra escrava. Zé Goleiro assumiu a direção do estabelecimento comprado pelo sogro em 1937 na década de 80. Falecido com 69 anos em 2009, hoje seus filhos Fernando e Maria José tocam o bar que abre diariamente.

Sentando debaixo da sombra das árvores, aproveitando a brisa fresca no quentíssimo município de Guatapará, Heineken gelada na mesa, é impossível não pensar como se mantêm um estabelecimento localizado em lugar tão ermo e de difícil acesso. Durante o auge da colonização européia, milhares de trabalhadores ocupavam as fazendas da região e compravam em armazéns, conhecidos também como vendas, alimentos e itens de necessidade diária. É possível supor que existiam centenas de estabelecimentos do tipo, que foram fechando tão logo o trabalho manual foi sendo substituído pelas imensas máquinas agrícolas e os colonos perderam importância na manutenção das plantações. Felizmente uma dessas casas, por motivos sociais e culturais que analisarei abaixo, conseguiu se manter.
O caminho
Não gosto de escrever sobre um lugar depois de apenas uma visita, mas conversando com Fernando e observando o movimento tirei algumas conclusões sobre o sucesso do bar.

1) A estrada de barro vermelho esburacada é péssima para carros, mas é excelente para praticantes de off road. O movimento de jipes e motos para esse terreno é intenso, e esse é basicamente o principal público do bar. Em menor escala, mountain bikers também se aventuram por lá;

2) Caminho da Fé: com partida no município de Sertãozinho, milhares de peregrinos passam anualmente em frente ao Zé Goleiro com destino à Aparecida do Norte. São 550 quilômetros e várias cidades cruzadas em 25 dias. Muitos optam por fazer o caminho pedalando, caindo para aproximadamente 11 dias o tempo de travessia. A fé realmente é uma coisa impressionante, caminhar debaixo do sol escaldante aquele trecho inóspito é uma atividade hercúlea;

3) Cruz do Pedro: outro ponto de fé e peregrinação, a história da capela que fica a 800 metros do bar começou com o assassinato de Pedro, com 9 anos de idade, em 1885. Todo dia 29 de junho acontece uma grande festa de graças. Também visitei o lugar e escrevi sobre ele aqui.

Acredito serem esses as três principais características que permitiram o Zé Goleiro continuar funcionando. Para nossa alegria.
A caipirinha de vinho
No cardápio, costelinha frita, frango à passarinho e linguiça picante e normal vinda de Dumont, cidade onde nasceu o pai de Santos Dumont, cuja fazenda era frequentada pelo futuro criador da aviação. É famosa por suas linguiças, que realmente são muito boas.

Para beber, cervejas e a inusitada caipirinha de vinho, servida num desses vidros de meio litro usados para vender palmitos. É bem doce, mas a combinação de vinho, açúcar, gelo e limão é muito gostosa.

A decoração do Bar do Zé Goleiro também merece ser citada. Prateleiras de madeira e diversos itens pendurados no teto, como panelas, chuveiros, gaiolas, cabaças, instrumentos musicais e ferramentas. O fogão onde são fritos os petiscos fica logo atrás do balcão, tornando possível assistir o preparo.

O silêncio quebrado apenas pelo som dos passarinhos impressiona. O vento balançando o canavial me fez querer voltar em época de colheita, para ver as imensas máquinas retirando mecanicamente a cana e o transporte naqueles caminhões canavieiros. O movimento deve ser intenso.

Sem dúvida um dos melhores bares que já fui.

O 'salão'

Zé Goleiro na foto

O balcão

O bar
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário