domingo, 28 de abril de 2019

Ciências humanas e o futuro da humanidade


Bate papo entre Zuckerberg e Harari. Como já era de se esperar, o CEO do Facebook acredita que a tecnologia ajuda a fortalecer a democracia e conectar comunidades, enquanto o historiador coloca suas preocupações sobre como regimes totalitários podem fazer uso desses novos aparatos.

Minha conclusão: a inteligência artificial, assim como qualquer ferramenta, pode ser usada para o bem ou para o mal, assim como uma faca que pode ser utilizada para cozinhar ou matar alguém. O fundamental é que a conduta, a ética e a moral humana sejam conduzidas para o bem comum, e as principais disciplinas que fazem isso em uma sociedade são a filosofia, a sociologia e a antropologia.

Ao abrir mão das ciências sociais, nosso governo mais uma vez abre mão de participar dessas questões tão importantes para o futuro da humanidade. Estamos abrindo mão não apenas da nossa soberania, mas ameaçando o destino do Brasil e enfraquecendo as vozes que defendem a igualdade no mundo, nos aproximando de uma distopia. Uma lástima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário