sábado, 30 de setembro de 2023

Como visitar o Campo de Concentração de Senador Pompeu - CE

Eram 20.000 pessoas confinadas em um terreno cercado com arame farpado. Crianças, idosos, homens e mulheres que, fugindo da fome e da seca, foram enviadas de trem para o campo de concentração com a falsa promessa de trabalho.

Foram sete campos criados em 1932 no estado do Ceará. Eles ficavam perto das linhas ferroviárias usadas como rotas de migração do interior para a capital. Milhares de flagelados iam para Fortaleza nos anos de seca, causando problemas sanitários e de segurança pública em uma cidade que passava por um processo de afrancesamento. Para evitar este cenário, a partir de 1915 os campos, também conhecidos como currais do governo, foram criados como política pública higienista.

Retirantes mortos na beira da linha do trem
Retirantes mortos na beira da linha do trem

Obrigados a realizar trabalhos forçados em obras de infraestrutura estatais, recebiam comida estragada e não possuíam nenhum tipo de assistência. As mortes eram diárias e os corpos enterrados em covas coletivas. Muitas vezes, pessoas ainda vivas eram jogadas nas valas.

O único espaço deste tipo que restou foi o de Senador Pompeu, que utilizou prédios de alvenaria abandonados por uma empresa inglesa que construiria a Barragem do Patu. Os demais utilizam barracas provisórias.

Estive lá em setembro de 2023. Tombado em nível estadual em 2022, a única obra que o conjunto arquitetônico formado por alguns casarões, duas estações ferroviárias e três casas de pólvora recebeu foi a troca do telhado de uma dessas construções. De resto, nada ainda foi feito.

A cidade não dispõe de uma placa que conte essa história. Só é possível chegar até os prédios com ajuda de algum morador, já que não existe nenhuma sinalização ou indicação em ferramentas de GPS como o Google Maps ou Waze. Também não existe um guia de turismo local. Dei sorte de conseguir ajuda de um morador que cresceu na região e me levou lá. Se você quiser o contato, pode me escrever que faço a ponte.

Tem bastante conteúdo sobre essa história, é só jogar no Google e Youtube Campo de Concentração Senador Pompeu. Fiz um vídeo da minha visita, que pode ser visto abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário