segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Prefeitura do Rio mente ao falar das ciclovias

Mapa das ciclofarsas do Rio de Janeiro
Cresci na Ilha do Governador e participei da campanha pela implementação do anel cicloviário da região, que consta na cartografia da prefeitura, mas nos mais de vinte quilômetros apresentados, apenas um pequeno trecho é segregado. A maior parte é composta apenas por sinalização horizontal, com bicicletas pintadas no chão indicando rua compartilhada. Em tese, essa sinalização é desnecessária, já que o Código de Trânsito Brasileiro já diz que as bicicletas são veículos e devem trafegar pelas ruas. Elas servem apenas para reforçar isso junto aos motoristas.

É extremamente importante essa sinalização, mas contar como ciclovia é mentir para a população, e fico chateado quando blogs especializados em ciclomobilidade divulgam essas informações como verdadeiras, sem questionar em nenhum momento a qualidade das ciclovias ou se elas de fato existem.

E assim segue o escárnio da prefeitura do Rio junto à população e aos ciclistas que todos os dias arriscam a vida neste trânsito caótico.


Atualização (nov16): participando de um projeto da prefeitura, descobri que as secretarias possuem metas, e as bonificações dos servidores (14º e 15º salários) estão atribuídas ao cumprimento delas. Não sei, mas me parece que esse mapa mentiroso tem como objetivo garantir esses pagamentos extras, mas como não tenho como provar, fica aqui a indagação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário