quinta-feira, 31 de maio de 2018

Não quero acreditar, quero saber

É muito fácil verificar se a astrologia é real ou não. É só fazer pesquisas utilizando diversos grupos de pessoas, de países, religiões e culturas diferentes, de signos e ascendentes diversos, astrólogos, céticos e crédulos, aplicar testes de verificação de personalidade (a psicologia tem diversos modelos) e comparar com os traços descritos no zodíaco.

A ciência já fez isso e provou não não existe nenhuma relação entre a data e hora do nascimento de uma pessoa e sua personalidade. Como não estou fazendo proselitismo, não vou colocar os links porque quem acredita vai continuar acreditando, independente de qualquer prova.

Doctor House tem uma frase incrível que resume bem essa necessidade em acreditar. Ele se refere à religião, mas faço uma licença poética para aplicar a todos os tipos de superstições: "Se argumentos racionais funcionassem com pessoas religiosas, não haveria pessoas religiosas."

As mulheres são mais propensas a acreditar na astrologia porque historicamente elas sempre foram apartadas da ciência, é só ver a quantidade de mulheres cientistas no mundo. Essa falta de contato com as ferramentas que explicam o funcionamento da natureza afetam a capacidade de relacionar causa e efeito, abrindo caminho para a crença num mundo assombrado por demônios.

Se você acredita em astrologia, não se sinta mal, você é o resultado de um sistema educacional ruim. A boa notícia é que ainda dá tempo para rever esse conceito.

Guia Prático de Ciências da revista Globo Ciência
Venho de uma família muito simples que sempre fez tudo para suprir minhas parcas vontades literárias. Um ponto marcante na minha vida foi a compra da coleção Guia Prático de Ciências, que trazia dezenas de experimentos para serem realizados em casa com materiais domésticos. Depois de cada experimento, aprendíamos um pouco sobre o funcionamento da natureza. A grande lição das horas que passava no meu quarto com esses livros foi aprender a necessidade de provas documentais para acreditar em alguma coisa.

O método científico não é perfeito, mas é o melhor que temos. Foi ele que levou o homem à lua, colocou satélites em órbita, criou celulares, internet, vacinas entre outras maravilhas, por isso não podemos negar sua eficácia em explicar o universo.

Também adorava assistir o Mundo de Beakman, programa infantil de televisão sobre ciência. Abaixo um trecho bem simples que explica como os cientistas trabalham: fazem uma pergunta, formulam uma hipótese, testam a hipótese através de um experimento, chegam a uma conclusão e, quando necessário, formulam outra hipótese e o ciclo recomeça.

Isso já foi feito vários vezes e a astrologia não passou em nenhum teste*. Felizmente agora os cientistas gastam seu precioso tempo em atividades realmente importantes para a humanidade.


* Testes sérios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário