segunda-feira, 1 de março de 2021

Organizações militares e O Conto da Aia

 
Outro dia li um relato sobre uma das atividades realizadas por cadetes durante a academia militar. O exercício consistia em escrever uma redação com uma letra de cada cor, utilizando várias canetas Fiquei me questionando sobre o objetivo de tal tarefa, até assistir O Conto da Aia.

As aias, durante sua formação, eram submetidas a ordens absurdas, como limpar um banheiro que já estava limpo. O objetivo nunca foi a higienização do espaço, mas fazer com que as mulheres realizassem tarefas, por mais ridículas que fossem, sem nunca questionar seus superiores.

Obedecer sempre e questionar nunca. Esse é o objetivo, tanto das organizações militares quanto do Centro Vermelho de Gileade.

Todo mundo sabe que os ambientes que estimulam o questionamento são os mais criativos. Fomentar a troca de ideias e debates criam um caldo de cultura propício para o surgimento de tecnologias e soluções inovadoras. Centros de pesquisas e universidades são ambientes desse tipo, totalmente em oposição a um quartel ou academia militar. O resultado disso são especialistas em logística como o Pazuello, e não se enganem, ele não é exceção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário