sábado, 26 de novembro de 2016

Filosofia prática

1984 e Admirável Mundo Novo são duas das obras que mostram futuros distópicos que despertam discussões até hoje, apesar de ambas terem sido escritas há mas de 60 anos. Embora tenham projetados cenários diferentes, hoje podemos ver que os dois universos retratados em suas páginas podem conviver simultaneamente no mundo atual.

Em 1984, George Orwell imaginou uma distopia clássica, com um governo que controla quase todas as atividades sociais através de aparatos opressores, vigilância constante e policial. Já em Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, o controle não vem de uma ditadura, mas da tecnologia do entretenimento e de uma individualidade exacerbada que destruiu laços sociais tradicionais, como a família.

Agora Black Mirror lança um novo olhar sobre o destino da humanidade, apresentando um futuro próximo tão real que tem deixado muita gente preocupada, o que é bom, já que permite discussões que podem evitar que suas previsões se tornem realidade.

Black Mirror
Equação Price

Outro dia li na Vice uma matéria sobre George Price, cientista que tentou mostrar que o altruísmo é na verdade uma ação altamente individualista que tem o único objetivo de perpetuar o material genético ou hierarquia social daquele que a pratica. Agir de maneira carinhosa com alguém, por exemplo, para Price é um impulso egoísta.

Criou uma equação que traduz matematicamente esse comportamento humano, modelo mais completo do que a anterior criada pelo biólogo evolucionista Bill Hamilton rB>C, em que o benefício (B) multiplicado pelo grau de parentesco entre os indivíduos (r) precisa ser maior que o custo (C) do ato altruísta. De uma maneira mais simples, mede o quanto estamos dispostos fazer alguma coisa para ajudar alguém.

Em 1973, Price escreveu um artigo intitulado "A Lógica do Conflito Animal", que diz como um indivíduo faz escolhas que mais se adequam aos seus objetivos considerando as decisões de toda a comunidade. Apesar de ter sido muito citado na área da biologia teórica, todo esse pensamento é extremamente filosófico e sua revolucionária fórmula é apenas uma representação criada para compreendermos um fenômeno comportamental, sem utilidade prática. Pelo menos até agora.

Equação do Waze

Há poucos dias fiz uma visita ao Centro de Operações Rio e o Pablo Cerdeira, Chief Data Officer da prefeitura, mostrou uma fórmula do Waze proposta por Marta Gonzalez, do MIT, para que o aplicativo não considere apenas apenas o melhor para o indivíduo, mas que avalie também o que é melhor para todos os outros usuários, ou seja, para a comunidade. Fiquei impressionado quando coloquei os olhos naquela equação, pois era muito parecida com a criada por Price. Estava diante de mim um exemplo prático e real da aplicação de um conceito filosófico com impacto direto na nossa vida, no caso, a melhor rota para se chegar de carro a um determinado destino.

Na próxima imagem, acima está a equação do Waze e abaixo a de Price.


Sou leigo no assunto, talvez as duas fórmulas não possuam nenhuma relação*, mas acho pouco provável já que ambas consideram comportamentos individuais levando em consideração a coletividade. 

Privacidade, consciência, eutanásia, doutrinação, punição e hedonismo são assuntos do campo filosófico que nuca estiveram tão próximos do nosso dia a dia, principalmente por conta do avanço tecnológico. Por isso extinguir as disciplinas humanas das grades curriculares para foco exclusivo nas cadeiras técnicas abre caminho para que esses futuros distópicos, retratados em diversas obras de ficção, se tornem reais.

Uma escola sem partido é uma escola que não reflete sobre esses assuntos. Se você não quer viver num futuro como o do Black Mirror, como eu não quero, é melhor lutar para que ciências sociais e filosofia ganhem mais espaço nas nossas cadeiras escolares.

PS: segundo Pablo Cerdeira a análise está correta.

2 comentários:

  1. Muito bom seu texto, Norton. Excelente análise e referências. Você está certíssimo ao comparar a análise puramente matemática a uma análise que contextualiza isso em uma ambiente social. Esse tipo de pensamento crítico é fundamental, e sua conclusão é perfeita. Conhecimentos técnicos são importantíssimos, mas ainda são técnicos. Precisam ser analisados dentro de um contexto social maior. E para isso, o pensamento crítico é indispensável. Todo modelo intrinsecamente é uma *aproximação* matemática simplificada de uma realidade mais complexa.
    E, sim, os dois modelos matemáticos são parecidos não por acaso. Ambos trazem uma componente individual que se soma a uma componente social. Seus parâmetros são diferentes, mas elas acabam ficando estruturalmente parecidas justamente por isso.
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pablo, que bom que gostou e que minha análise está correta.

      Vou fazer uma edição no texto citando-o, já que foi na sua palestra (incrível) que tive este insite.

      Abraços.

      Excluir